quarta-feira, 17 de junho de 2020

BELINA "ROTA DO ASFALTO" - UMA RESTAURAÇÃO FUNCIONAL.



Quando se fala em “restauração de carro antigo”, as primeiras coisas que se imaginam é o garimpo de peças de acabamento, a eliminação da ferrugem da carroceria, raspagem completa da velha pintura e a aplicação de diversas demãos de tinta e verniz. A este tipo de trabalho, devemos chamar de “restauração estética”, o que muitas vezes é o suficiente para exibir o veículo antigo e até mesmo ter a possibilidade de ganhar um prêmio em algum badalado concurso.

Já a “restauração funcional”, visa a utilização do veículo como prioridade e por conseguinte, os trabalhos de restauração iniciam-se nos elementos mecânicos, muitas vezes invisíveis aos menos atentos, por isso, muitas vezes é renegada em prol dos olhares de admiração de uma grande parcela que não vê mais o carro antigo com o propósito pelo qual foi concebido: transportar pessoas com segurança e eficiência.

Em uma “restauração completa”, ou de “A” a “Z” como também é conhecida, deve ser dada a mesma atenção à restauração funcional que é dada à restauração estética, sendo que as duas podem até mesmo serem executadas simultaneamente.

Na Belina Rota do Asfalto, pretendemos chegar o mais próximo possível de uma restauração completa, mas em função do destino que visamos ao carro de realização de viagens de longa distância e provas de regularidade, muito mais interessante do que o friso certo no lugar certo, é ela nos transmitir segurança e acima de tudo confiabilidade, portanto a “restauração funcional” é a nossa prioridade.

Então, inicialmente vamos fazer o carro andar bem, certo?
Errado!!!
Inicialmente vamos fazer o carro parar bem e neste quesito a Belina Rota do Asfalto estava muito deficiente.
Na matéria anterior sobre a aquisição da Belina, havíamos dito que iriamos dar início a uma série de treinamentos “online” sobre sistemas mecânicos e a Belina seria nosso maior instrumento didático nesta atividade, sendo assim elaboramos e executamos nosso primeiro módulo intitulado “Sistemas de Freio”.
Tivemos a participação de 05 dedicados alunos das mais variadas profissões e localidades do Brasil que nos acompanharam de forma remota, apesar de alguns deles não terem resistido e vindo à nossa oficina para conhecer e até fazer um "test drive" com o sistema que ajudaram a restaurar.
Neste trabalho foram substituídos discos, pastilhas, flexíveis dianteiros e fluido de freio, além de limpeza e regulagem dos freios traseiros. É claro que não esquecemos de uma boa regulagem do freio de estacionamento.

Discos e pastilhas substituídos.

Avaliação de empenamento de disco com relógio comparador.

Limpeza e avaliação dos cubos de roda.


Acompanhamento remoto de todo o processo em curso “online”.



Atividade registrada em transmitida aos participantes.

Em um segundo módulo de oito horas foi executado o programa que chamamos de “Sistemas de Alimentação”, que envolveram informações desde o tanque de combustível com a sua retirada e limpeza, até a linha de combustível, que teve as mangueiras e abraçadeiras renovadas, assim como a substituição de filtros de combustível e ar. Um destaque especial foi reservado ao carburador, que teve seus componentes e juntas trocados por novos.

Informações transmitidas ao vivo sobre o sistema de alimentação da Belina e de outros veículos.


Remoção e limpeza do tanque de combustível.



Carburador limpo, revisado e regulado.


Componentes exibidos para uma perfeita compreensão dos participantes.

Alguns participantes não resistiram e vieram dar uma volta no carro que estão ajudando a trazer de volta à vida.

De acordo com a evolução do projeto iremos atualizar as notícias sobre a Restauração Funcional da Belina Rota do Asfalto.
Quem quiser saber como participar dos próximos módulos é só enviar um email para rotadoasfalto@outlook.com

Até breve
Wagner Coronado




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