segunda-feira, 5 de maio de 2014

Parte 04 - A restauração do Del Rey 87/88 de Ben-Hur.



"Essa semana já peguei no "filho" de novo, a caixa já esta toda revisada. Meu primo Anselmo que somente trabalha com caixas abriu ela e trocou os anéis sincronizados, todos rolamentos e retentores com jogo de juntas. O restante estava tudo perfeito, sem nenhum desgaste. Ele me falou que os sincronizados e rolamentos estragaram por falta de troca de óleo - veja como é importante trocar o óleo a cada 20.000 KM. Consegui todas as peças ORIGINAIS.
O motor eu abri para fazer inspeção e realmente esta com tudo novo, KIT standart, virabrequim 0,25, cabeçote todo retificado, bomba de óleo e KIT corrente novos.( esses dois últimos mesmos estando novos troquei por peças ORIGINAIS FORD).  Note que o cabeçote é AUTOLATINA, descobri a historia deste motor. O bloco assim como o restante dele são todos datados de setembro de 1987 e o cabeçote 1989 porque a FORD na época trocou o cabeçote dele em garantia. E como já tinham começado a fazer peças com o símbolo AUTOLATINA ele ficou com o cabeçote fabricado pelas duas montadoras. Fiz uma limpeza em todo bloco e essa semana iremos pintar o motor conforme o original - tanto a caixa como o motor nunca foram pintados e ainda tem as marcas de tinta do OK. Estamos catalogando todas essas marcas para depois reproduzi-las nos mesmos lugares e com as mesmas cores.




Mês passado passei 10 dias em São Paulo procurando peças para o Del Rey, ver o que ainda fabricam, estoques antigos, fornecedores FORD, etc. Tenho ótimas novidades para o pessoal do DEL REY, comprei muitas coisas ORIGINAIS e com os preços ótimos. Para o motor trouxe um distribuidor MOTORCRAFT da BOSCH e um carburador novo com a cápsula do ar condicionado SOLEX novo na caixa. A BROSOL esta fabricando todos os carburadores e bombas que estavam fora de linha novamente. Consegui com a NAT que fabrica peças de acabamento para nós e linha de montagem atual o pomo da alavanca de cambio do CHT que eles relançaram em dezembro passado depois que restauraram a matriz antiga quando forneciam para a Ford e muita outras peças com vários distribuidores.
Mas voltando ao Del Rey, comecei a montagem final da mecânica que é o motor e caixa, vamos deixar funcionando toda a mecânica para depois desarmar a carroceria para a pintura. Assim ele já vai estar rodando e também não vira bagunça com tudo desmontado ariscando perder alguma peça. Semanalmente vou te passando fotos para ti colocar no BLOG para a turma acompanhar minha saga."






Um comentário:

Unknown disse...

Cara, q massa.. vai ficar novo de novo.. reformando meu del rey, mas nada comparado ao seu trabalho.. por um lado por q é na minha garagem, e estar sozinho pra mexer nele agora.. quero ver as foto depois do Del Rey pronto ;)