Estamos
de volta para contar a vocês a evolução do processo de “Restauração Funcional”
de nossa Belina Rota do Asfalto, lembrando que este trabalho prioriza a
funcionalidade do veículo, deixando a estética (que acontecerá, certamente)
para a etapa final.
Queremos
acima de tudo, este carro restaurado com a máxima eficiência e principalmente
segurança, uma vez que pretendemos ir a lugares incríveis com ele e
compartilhar com vocês, mas antes disto, vamos a uma etapa que julgamos ser tão
ou mais prazerosa do que as viagens propriamente ditas, esta etapa é a
preparação do veículo e neste quesito, apesar da Belina Rota do Asfalto estar
indo bem, ela ainda está só no começo de uma grande jornada que pretendemos
relatar neste artigo.
Desta
vez também tivemos muita gente apoiando nosso projeto com as peças de reposição
e também todo o know-how que possuem dentro de suas especialidades, assim
pudemos transferir todo este conhecimento para os que participaram de nossos
treinamentos on-line.
Neste
momento difícil que o mundo todo está passando, os participantes de nossos
cursos sentem-se mais a vontade em receber as informações na segurança de seus
lares. Esperamos que também vocês possam se sentir parte de tudo isto através
da leitura deste artigo.
Iniciamos
esta nova etapa com os sistemas elétricos e de ignição.
Tudo
ia bem com a parte elétrica do carro, uma vez que ele havia passado
recentemente por uma inspeção para a transferência dos documentos e antes de
submetê-lo à avaliação fizemos todas as lâmpadas de faróis, lanternas e
sinalização funcionarem corretamente, o que o fez passar no teste com louvor.
Deixando de lado o orgulho da aprovação no teste, partimos para a remoção do
grupo ótico dianteiro e traseiro para poder fazer a desmontagem, limpeza e
substituição de tudo o que julgávamos defeituoso ou apenas suspeito.
Em
seguida passamos para a revisão do alternador e motor de partida, estes os
principais equipamentos elétricos para a garantia do bom funcionamento de
qualquer veículo. Desmontagem, limpeza completa e troca de componentes
desgastados foram as palavras de ordem.
Várias
peças do alternador ainda poderiam cumprir perfeitamente o seu papel por muitos
quilômetros, mas munidos de um pacote completo das principais peças de
reposição enviadas pelo pessoal da Gauss, como regulador de tensão, rolamentos,
placa de diodos e triodiodo, resolvemos trocar todas e guardar as usadas como
reserva.
Em
nosso curso, informações sobre grandezas elétricas e suas unidades, utilização
de multímetros, etc foram apresentadas para uma compreensão das operações que
surgiriam durante a avaliação do circuito elétrico da Belina.
Na
parte de ignição, o distribuidor que estava instalado incorretamente, com 180º
defasado, foi removido, limpo, teve substituídos os componentes como tampa e
rotor e reinstalado agora na posição correta.
Cabos
e velas de ignição que pelo aspecto que se apresentavam não eram substituídos
há muito tempo, deram lugar a um conjunto novo em folha, revigorando todo o
sistema através de uma ignição muito mais eficiente, que pudemos comprovar
através de uma partida surpreendente imediata para um motor movido a etanol.
Aqui
houve uma pequena concessão à originalidade, em lugar do conjunto de velas com
as especificações de fábrica, entrou um jogo de velas de quatro eletrodos
importado, resultado de uma experiência bem sucedida em nosso Del Rey, que garante
uma combustão muito mais eficiente e, consequentemente, performance e consumo
otimizados, resultados que vão diretamente ao encontro da proposta do projeto.
Após
terminada esta etapa, partimos para os sistemas de lubrificação e exaustão.
Óleo
e filtro do motor foram trocados e detalhes como as especificações e
características dos lubrificantes foram fartamente debatidos durante nosso
treinamento, lembrando que sem dúvida o funcionamento e vida útil do motor
estão diretamente relacionados a este assunto.
Chegamos
ao sistema de exaustão e constatamos que apenas o silencioso estava perfurado
pela oxidação, fato provocado não só pelo tempo de uso, mas pelo efeito devastador
e corrosivo do combustível vegetal.
Economicamente
pensamos apenas na troca deste componente, mas a turma da Mastra nos enviou um
conjunto completo que tem origem no coletor e vai até a ponta do para-choque
traseiro e mais uma vez guardamos as peças boas e ainda originais, mas desta
vez iremos reservá-las ao nosso Del Rey, depois de uma boa limpeza e
tratamento.
Gostaríamos
de observar que a foto que inicia este artigo é apenas ilustrativa e em
hipótese alguma devemos entrar debaixo de um carro apenas apoiado por um
dispositivo hidráulico.
A
etapa seguinte da restauração funcional foi reservada para uma das mais
comprometidas da Belina Rota do Asfalto, o sistema de direção.
Quando
a direção era esterçada, produzia um preocupante ruído que definitivamente
impedia qualquer condutor responsável de se sentir seguro ao conduzir o
veículo, por menor que fosse o trajeto.
A
peça suspeita pela emissão do ruído era a caixa de direção, assim a desmontamos
por completo durante o treinamento e constatamos uma folga excessiva entre os
componentes.
Preocupados
em não errar nesta importante etapa, uma das mais representativas quando o
assunto é dirigibilidade e segurança, removemos a caixa de direção, coifas e
terminais, restando no carro apenas o volante e a coluna de direção como parte
do sistema.
Enquanto
isto, o pessoal da Viemar, que já havia trazido até a nossa oficina os
terminais, coifas e braços axiais, tentava localizar uma nova caixa de direção
para completar o pacote, mas a localização não estava fácil nem para eles, em
virtude da idade da Belina que já é demonstrada quando necessitamos de suas
peças, mesmo nos balcões das grandes lojas do ramo.
Já
conformados com o aproveitamento da peça, partimos para desmontagem da caixa de
direção, operação facilitada pela simplicidade de seu sistema mecânico, e
constatamos que uma boa limpeza e regulagem poderiam solucionar o problema.
Alguns
dias se passaram e recebemos uma mensagem dizendo que eles haviam localizado
uma caixa novinha. Esta foi a grande notícia da semana e mais uma vez a peça
que saiu de nosso carro fazendo um barulho preocupante, mas agora limpa e
regulada, foi para nosso estoque particular de peças originais em bom estado.
Depois
de algum suor derrubado na oficina e algumas horas à frente da webcam com
nossos alunos, tudo foi compensado pelo funcionamento cada vez melhor daquele
carro que chegou surradinho às nossas mãos alguns meses atrás.
Nossos
agradecimentos às empresas que apóiam o nosso projeto:
Gauss Ind. e Com. Ltda;
Mastra Escapamentos e Catalisadores e Viemar Automotive.
De
acordo com a evolução do projeto iremos atualizar as notícias sobre a
trajetória da Belina Rota do Asfalto.
Quem
quiser saber mais sobre os próximos treinamentos é só enviar um email para rotadoasfalto@outlook.com
Até
breve
Wagner
Coronado.
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